Alguma vez durante ou após uma longa jornada de trabalho você sentiu uma leve dor ou desconforto nos ombros, punho ou dedos?
Então você precisa ficar atento aos sinais, porque pode estar sofrendo com o primeiro estágio da Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que possui um total de 4 estágios.
No segundo, as dores são mais intensas e persistentes, mas toleráveis, nesse estágio você também sente formigamentos e dor ao apalpar. Já no terceiro a dor se torna pior, não passa facilmente e o local fica constantemente inchado. Na quarta e última fase a dor pode chegar a ser insuportável até mesmo quando o membro está parado e o inchaço é persistente.
Em todos os estágios há sofrimento para o trabalhador, sendo o quarto o principal estágio incapacitante para o exercício da profissão.
E segundo estudo do Saúde Brasil 2018 do Ministério da Saúde, a LER é uma das doenças que mais afetam os trabalhadores do país, tendo aumentado 184% em um período de 10 anos.
“E como eu sei que posso ser vítima de LER?”
Existem algumas pré disposições que facilitam o surgimento da doença, como:
- Longas jornadas de trabalho;
- Falta de intervalos adequados;
- Ferramentas de trabalho desajustadas;
- Pouco ou nenhum treinamento para realização do trabalho respeitando as limitações do organismo;
- Local que não é preparado e não segue as recomendações ergonômicas para a realização do trabalho.
Um exemplo prático é o trabalho relacionado à digitação. Segundo a Norma Regulamentadora número 17 esse tipo de trabalho não pode ultrapassar 5 horas por dia e a cada 50 minutos deve haver uma pausa de 10 minutos.
Além disso, são necessários alguns cuidados como manter uma postura adequada, pés apoiados no chão, cadeira ajustável para sua altura de acordo com a altura da mesa de trabalho e monitor do computador a uma distância mínima de 50 centímetros.
Ou seja, se essas recomendações não forem seguidas, existe grande possibilidade de se desenvolver LER e em muitas situações é preciso entrar com uma ação trabalhista, principalmente quando o empregador não está disposto a dar o suporte necessário.
“Mas afinal, como funciona essa ação?”
Primeiro você procura o atendimento de um advogado especialista em direito do trabalho.
Somente ele terá as condições e o conhecimento necessário para entender a sua causa e a sua situação específica para entrar com a ação trabalhista.
Após o primeiro contato, o advogado irá levantar todos os dados e dará entrada no processo, logo em seguida será marcada a audiência e depois acontecerá uma série de novas etapas.
É por isso que se torna fundamental a presença de um advogado trabalhista à frente do processo, para que você não se sinta ou seja prejudicado em qualquer etapa, além de garantir que você tenha os seus direitos preservados.
Aqui na Gomes Ribeiro Advocacia somos especialistas nesse tipo de causa, com inúmeros resultados positivos em indenizações trabalhistas.
Somos um escritório que busca sempre solucionar o seu problema e as injustiças em relação ao seu caso, porque é seu direito ser amparado em situações de lesões por esforço repetitivo, como qualquer outra doença de trabalho.
Por isso entre em contato, estamos esperando para resolver o seu caso.