voltar ao blog

Perda auditiva por causa do seu trabalho? Busque sua indenização

A perda auditiva está entre as principais solicitações por indenização trabalhista. Essa perda é chamada de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), 35% dos casos de surdez são desse tipo.

 

Conheça a PAIR

A Perda Auditiva Induzida por Ruído é um tipo de diminuição da capacidade de ouvir causada por ruídos altos e fortes presentes, em sua grande maioria, no ambiente de trabalho.

Esses ruídos geralmente ocorrem acima de 85 decibéis em profissões como de mecânicos, motoristas, operadores de máquinas, telefonistas, serventes, pedreiro, entre outros. O que é altamente prejudicial, já que de acordo com a OMS, o volume máximo “aceitável” é de aproximadamente 50 decibéis.

Além disso, contribuem para o desenvolvimento da PAIR as altas vibrações, calor e substâncias químicas.

Ou seja, se você se encontra em alguma dessas situações, tem grande chance de desenvolver essa perda auditiva.

Ela nem sempre causa uma surdez imediata, mas não tem tratamento ou melhora e se torna pior você continuar no ambiente prejudicial.

A prevenção é feita geralmente por meio de equipamentos de proteção individual e cuidado no uso de fones de ouvido.

Nesse cenário ainda existe a Norma Regulamentadora nº 15 da Portaria/MTb n.º 3.214/1978 que estabelece os limites de ruído que um trabalhador pode ficar exposto.

 

Saiba como identificar os sintomas.

Se você trabalha em um ambiente com muito ruído, vibração, calor e até substâncias químicas, fique atento aos sinais:

– Coceira no ouvido

– Dor de cabeça constante

– Surdez temporária

– Pressão ou no ouvido

– Sensação de escutar os sons de maneira abafada

– Insônia

– Dificuldade de escutar conversas em ambientes com muito barulho ou sons mais agudos.

 

Qual o valor da indenização?

As indenizações por doença no trabalho geralmente ultrapassam os 50 mil reais, e não é diferente nos casos de pedido de indenização por Perda Auditiva Induzida por Ruído.

Em boa parte desses pedidos é solicitada indenização por danos morais e materiais e por isso o valor pode ser tão alto.

Porém, não existe a garantia de que serão atendidas as duas solicitações, já que é preciso avaliar o cenário por completo, desde o posicionamento da empresa até o grau de perda auditiva.

 

O que você precisa saber antes de entrar com um processo.

Por causa do cenário de grandes possibilidades e alto valor, é preciso ter cuidado no momento que você for solicitar a sua indenização.

Isso porque o juiz irá analisar desde o grau da sua perda auditiva, até a responsabilidade da empresa e até mesmo a sua incapacidade de continuar exercendo a profissão.

Por isso, antes de qualquer coisa, você precisa procurar um advogado especialista e com experiência em Direito do Trabalho.

Somente ele será capaz de analisar qual a melhor forma de solicitar e a justificativa que mais se encaixa na sua situação.

E é por isso que aqui na Gomes Ribeiro nos especializamos em atender exatamente esse tipo de solicitação.

Para que você sinta segurança e confiança na hora de buscar sua indenização.

Entre em contato, estamos te esperando.

FALE CONOSCO

Nos envie uma mensagem.

Estamos sempre disponíveis para acolher e atender suas necessidades.

Venha nos visitar.

Também estamos prontos para recebê-lo presencialmente.

Atenção!

A Gomes Ribeiro Advocacia alerta para o fato de que bandidos estão se passando por escritórios de advocacia, inclusive utilizando o nome do nosso, com fotos e logotipo roubados de nossos canais oficiais.

Esses golpes são realizados por aplicativos de mensagens e visam lesar os clientes, seja com a obtenção de dados dos mesmos, seja para solicitar valores adiantados para a liberação de indenizações trabalhistas e créditos judiciais.

Não caia neste golpe! Sempre entre em contato com o escritório para se certificar, utilizando os nossos canais de contato oficiais e lembre-se: NUNCA ENTRAMOS EM CONTATO PARA SOLICITAR VALORES!