Esse é um artigo especial para você que é trabalhador da construção civil que sofreu algum tipo de acidente de trabalho e está em busca de indenização. Isso porque existe grande possibilidade de você ganhar essa causa.
O setor de construção civil é um dos mais perigosos para se trabalhar, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, no Brasil, entre 2012 e 2018, ocorreram 97 mil acidentes de trabalho apenas na construção civil, sendo duas vezes maior que a média.
Ou seja, se você trabalha nessa área e sofreu acidente, você faz parte de um número que só aumenta com o passar dos anos.
Os 4 principais acidentes e suas causas.
Quedas de Altura
Queda de altura é o principal acidente que acontece na construção civil. Segundo dados do INSS esse tipo de acidente teve 37.057 registros, apenas em 2017. Entre as causas estão a falta de sinalização de segurança, falta de medidas de proteção, uso inadequado ou falta de equipamentos de proteção individual (EPI), além de ambiente de trabalho desorganizado e excesso de carga de trabalho.
Quedas de Objetos.
Na construção civil existe a manipulação de objetos em altura, isso faz com que a queda deles seja recorrente. As causas geralmente são desatenção, falha humana e até de equipamentos.
Choque Elétrico
Dentro da construção civil também é comum casos de choque elétricos, principalmente entre eletricistas de instalações e manutenções, serventes, pedreiros e soldadores. Geralmente esses casos são causados por instalações ruins, uso inadequado ou falta de EPI e também vários equipamentos ligados na mesma extensão.
Cortes e Lacerações
O ambiente de trabalho dentro de uma construção civil é cercado por objetos e equipamentos afiados e pontiagudos, isso faz com que os acidentes por cortes e lacerações sejam comuns. Geralmente eles são causados pelo uso incorreto de equipamentos ou falta de treinamento adequado para o profissional.
Quais são os meus direitos após acidente?
Você trabalhador tem direito a:
– Ser reembolsado em relação aos seus gastos com médico e medicamentos.
– Afastamento e estabilidade de até 12 meses, ou seja, durante esse período você não pode ser demitido.
– Pagamento de salário dos primeiros 15 dias e os subsequentes pelo INSS, até a alta médica.
– Possibilidade de entrar com processo trabalhista em busca de indenização, principalmente por causa da gravidade do acidente.
Quais são as minhas chances de ganhar a indenização?
Existe a grande chance de que você trabalhador, que sofreu um acidente de trabalho em construção civil, ganhe o processo trabalhista, geralmente recebendo bem mais de 100 mil reais.
Isso se deve ao fato de que para ser considerado um acidente de trabalho é preciso que exista a comprovação entre o trabalho e o acidente, o que muitas vezes é óbvio em casos de acidente em ambiente de construção civil.
Entenda o procedimento para pedir a indenização
Mesmo que exista grande possibilidade de ser uma causa ganha, apenas um advogado especialista em Direito do Trabalho com experiência é capaz de entender qual o melhor argumento a ser utilizado, principalmente quando se trata de processos contra empresas de construção civil.
Esse advogado entrará com a ação, conduzirá o processo e irá garantir que todos os seus direitos sejam respeitados, desde o reembolso ao processo trabalhista.
Aqui na Gomes Ribeiro temos profissionais experientes que atuam exatamente nessa área com mais de 4 mil processos trabalhistas somente no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
Dessa forma estamos sempre prontos para atender a sua solicitação e em horário ampliado, das 8h às 22h.
Não espere sua situação se agravar, entre em contato e vamos em busca dos seus direitos.